quinta-feira, 13 de agosto de 2009

HISTÓRIA - 7º E 8º SÉRIE E ENSINO MÉDIO (PROFESSORA MICHELE)

PARA SER ENTREGUE DIA19/08/09

ATIVIDADE DE HISTÓRIA - 7º SÉRIE :
01. Iniciamos o capítulo referente à chegada da família real no Brasil em 1808. Algumas medidas foram tomadas pela coroa para a instalação e transferência da sede do governo português para a colônia. Sobre essas medidas, procure:
a) Dentro do chamado APARELHO DE ESTADO, que órgãos criados foram importantes para a história do Brasil e ainda existem após esses duzentos anos?
b) porque se pode dizer que a elite colonial brasileira se agradou com a chegada da família real?Explique levando em conta o lado econômico do fato.
02. Fazer o primeiro exercício da página 94 da apostila.


ATIVIDADE DE HISTÓRIA - 8º SÉRIE :
01. Relacione a Doutrina Monroe (procurar) ao fato do Neocolonialismo ter ocorrido apenas na África e Ásia.
02. O processo de descolonização afro-asiático foi tardio. A Guerra Fria teve alguma relação com esse isso?
03. A Guerra do Vietnã é considerada até hoje uma vergonha para os norte-americanos. Pesquise e analise essa afirmação.
04. O Fantasma do Rei Leopoldo, de Adam Hochschild é uma história de voracidade, terror e heroísmo na África colonial, sobre a colonização belga no Congo africano. Pesquise a razão de este ser o nome do livro e como foi difícil o processo de descolonização dessa região no século XX.

ATIVIDADE DE HISTÓRIA - 1ºANO DO ENSINO MÉDIO:
01. Relacionar as bases do Feudalismo, que o tornaram um sistema complexo (relações de suserania, vassalagem e servidão) com fatores como crise agrícola provocada pelo aumento da população, peste e fome e demais fatores à desintegração desse sistema.
02. Ler o capítulo 12 e relacionar Renascimento Comercial e Urbano às Cruzadas;

ATIVIDADE DE HISTÓRIA - 2ºANO DO ENSINO MÉDIO:
Procure e descreva os conceitos marxistas abaixo:
a) Acumulação primitiva;
b) Luta de Classes;
c) Ditadura do proletariado;
d) Mais-Valia;
e) Meios de Produção;
f) Modos de Produção;
g) Materialismo histórico;
h) Materialismo Dialético;
A seguir, responda as seguintes questões:
a) Como a Mais-Valia apresenta-se hoje?
b) Relacione a acumulação primitiva ao Colonialismo e à Revolução Industrial;
c) Qual conceito (s), em sua opinião, estaria distante de se concretizar na atualidade?Explique.

ATIVIDADE DE HISTÓRIA - 3ºANO DO ENSINO MÉDIO:
Como a matéria do segundo semestre é em forma de cursinho, aí vão alguns tópicos que gostaria que todos desenvolvessem:
a) Na Pré-história não foram fatos específicos que marcaram a evolução e desenvolvimento do homem. Que fatores foram estes se consideramos a divisão pré-histórica em Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais?
b) Relacione às sociedades fluviais egípcia e mesopotâmica nos seguintes pontos:
1. Utilização dos rios no processo econômico (cheias regulares, ou não,) de formação das nações.
2. Hierarquia social influenciada pela cultura teocêntrica (politeístas?).
c) Discorra sobre a principal herança fenícia (material) e grega (conceitual) deixada para o mundo ocidental.
d) Discorra sobre o fato de erroneamente se atribuir aos egípcios a inserção do monoteísmo nos hebreus.


Observação para todas as turmas: Utilize a internet ,caso necessário, para ter acesso à informações atuais, mas cuidado com cópias (não aceito)/utilizar livros. Atividades manuscritas valendo nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário